quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SABER PERDOAR

Alguém vacilou com você. Foi algo que te deixou desnorteado, totalmente chateado. Não foi coisa pequena, foi grave. Depois de algum tempo a pessoa vem te pedir perdão pelo que fez com você. Admite que errou e te pede para reconsiderar. E aí? Qual sua reação? Permanece a raiva que você sentiu no momento em que aquela bomba explodiu ou simplesmente esquece tudo e perdoa?

Perdoar não é simplesmente desculpar, vai muito além disso. No wikipédia nós temos a seguinte definição de perdão: "O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição." Exatamente assim! Quando você perdoa, você desliga um sentimento ruim. Você passa a tratar o acontecimento como ele realmente é: passado! É como você se comprometesse a esquecer tudo aquilo. Como você pode dizer que perdoou se volta e meia você está jogando tudo no outro? Lembre-se: passado não volta. Conhece aquele ditado que diz que "águas passadas não movem moinhos"?

"O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras." Wikipedia.

Li ontem uma notícia no jornal falando de um casal de idosos que após décadas de noivado finalmente chegaram ao enlace matrimonial. Ela com 97 anos e ele com 104. Questionada sobre o segredo de manter um relacionamento por tanto tempo, a senhora lembrou-se de uma simples palavra: “perdoar". Muitos relacionamentos acabam porque os casais não sabem o significado da palavra perdão, alguns não sabem ou não querem saber da existência dessa palavra. Os relacionamentos em geral, amizade, amores, profissional, social, seriam muito melhores de lhe dar se todos soubessem perdoar.

Agora, vamos para um pequeno trecho de uma oração que todos conhecem: "... perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores". Hum... pegou bem a ideia dessa oração? Nós pedimos a Deus que nos perdoe como nós perdoamos aos outros. E como é que você está perdoando aos outros? Como nós podemos pedir perdão a Deus pelas nossas falhas, queremos que Ele nos perdoe, mas não temos coragem de perdoar aquele que errou de alguma maneira com a gente?

Certa feita Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?", ao que Jesus lhe respondeu: "Eu lhe digo, não até sete, mas até setenta vezes sete". Mat. 18:21-22. Não significa que você vai ficar contando quantas vezes você vai perdoar o outro. Você perdoará desmedidamente. Sabe por quê? Aquele que recebe perdão, também tem o perdão para dar, e isso o faz de bom coração. Jesus continuou contando uma história que fala de um homem que devia muito ao rei. E foi ordenado que tudo lhe fosse tirado  e que fosse preso pois ele não tinha como pagar. Mas ele foi até o rei e pediu clemência e então, o rei movido de compaixão perdoou sua dívida e o deixou ir. Lá fora este servo encontrou uma outra pessoa que o devia e o humilhou e como ele não tinha como pagar, mandou lançá-lo na prisão mesmo após pedidos de misericórdia. O rei ao saber disso chamou-o e questionou-o sobre o acontecido e mandou prendê-lo até que pagasse tudo o que devia. "Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração". Mat. 18:35 (confira toda a história em Mateus 18:21-35).

Falar de perdão nos daria linhas e mais linhas. Mas em resumo é: perdoe aos outros de coração. Esqueça o mal que lhe tenha sido causado. É difícil, mas podemos buscar força nAquele que nos ensinou a perdoar. Aprendam com Ele que é manso e humilde de coração.


"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "

Mateus 18:21
"Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? "

Mateus 18:21

1 comentários:

Postar um comentário