quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DECEPÇÕES... PERMITIR SE ABATER OU CONTINUAR A VIVER?

Você já se decepcionou? Com algo, alguém, alguma situação...? Creio que sim. Todos nós já passamos por algo que tenha nos decepcionado e nos deixado tristes. Se você não está nesse grupo, parabéns! Você deve ser do tipo que nada te abala.

Infelizmente a maioria de nós sofremos com as decepções dia após dia. Colocamos muita expectativa em qualquer coisa, seja em alguma coisa que estamos planejando ou em alguém que confiamos ou até mesmo gostamos, e com isso nos desgastamos. Amizade é um grande exemplo. Como se diz, amigos são os parentes/irmãos que Deus nos permitiu escolher. E isso é verdade pois "... existe amigo mais chegado que um irmão" (Prov. 18:24). Mas sabemos que ele é tão falho quanto nós e de uma forma ou outra pode acontecer de falhar conosco. Não digo que isso é regra! Digo que isso pode acontecer. Mas "maldito o homem que confia no homem, que faz da humanidade mortal a sua força..." (Jer. 17:5). Podemos, aliás, devemos ter amigos. Alguém para andar conosco, nos ajudar, nos chamar a atenção quando erramos. Mas devemos ter a consciência que podemos ter uma pequena ou grande decepção com ele. Da mesma forma pode ser que um dia erremos com nossos amigos.

Mas não quero me limitar no assunto amizade, escrevi como pano de fundo. Mas na questão "situação", também ocorre as decepções. Quem nunca acreditou ter feito uma ótima prova de um concurso ou vestibular mas no final viu que não foi nada daquilo. Que você não passou e ainda a nota foi horrível? Já passei por isso e fiquei bem para baixo. Ou então quem nunca fez planos de viagem ou de comprar uma casa, ou carro e no final de tudo nada aconteceu como queria. Balde de água fria. Ou colocou grande expectativa em um amor, em alguém que gostava, naquele carinha ou naquela garota que você viu, trocaram ideias, e você gamou, mas no final nada deu certo, nada rolou?

Não sei se consegui colocar bem as ideias. Mas em suma é o seguinte: não viva das decepções. Não deixe que o mundo te derrube, te deprima. Não permita que essas coisas tirem o brilho dos seus olhos. Ande confiante. Acredite em você. As decepções são pequenos obstáculos que a vida trás para você aprender a sobreviver. Está pensando que a vida é boazinha? Ela bate e bate forte. Um pequeno texto bastante conhecido do filme Rocky Balboa, diz o seguinte: "Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte você pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada." E é bem assim.

Só que temos um consolo. Não devemos esquecer que há alguém que não nos decepciona de forma nenhuma. Ele prometeu estar conosco todos os dias, "... E Eu estarei com vocês até o fim dos tempos" (Mat. 28:20), e realmente está, mesmo você muitas vezes desacreditando. Ele prometeu que voltará, "Venho em breve!" (Apoc. 3:11), e está voltando! Não temos o que temer quando colocamos toda nossa confiança nEle. Ele só pede que você abra o seu coração para Ele morar. Ele pede que deixe seus sonhos nas mãos dEle. Você não se frustrará, pois Ele tem melhores pensamentos do que pode ser realmente bom para nós, "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jer. 29:11). Enfim, você verá que não há maior amigo que Jesus.



0 comentários:

Postar um comentário