domingo, 21 de novembro de 2010

(IN)CONSCIENCIA NEGRA

Vocês devem estar achando um pouco tarde para eu publicar isto já que o dia da Consciência Negra foi 20, sábado. Mas tem coisas que a gente precisa passar o dia para depois fazer algum comentário.

Bem, o dia da Consciência negra "é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira"*. É uma data importante e mostra a resistência do negro por durante todos esses tempos em que muitas vezes foi injustiçado e escravizado.

Mas... estamos fazendo merecer este dia? Lutamos tanto pela inserção do negro na sociedade e levamos isso sempre a sério, ou só queremos mostrar isso no dia 20 de novembro?

Muitas vezes brigamos por igualdade racial, mas quantas vezes nos encontramos em situação de repudiarmos pessoas de cor diferente da nossa? Estamos mostrando aos nossos jovens a importância de toda essa luta ou estamos menosprezando isso tudo? E quando chega no dia da Consciência Negra, ao invés de mostramos nossa raça, nossa atitude, nossa cultura... queremos mostrar que queremos guerra contra os demais.

Em parte, fiquei indignada que neste dia quando me deparei com jovens que começaram a invadir um coletivo (no qual eu estava) pelas janelas e começaram a fazer barulho. Jovens negros e que pareciam gostar de ver as pessoas assustadas com suas atitudes. Isso reflete muito mal a nossa verdadeira luta.

Venhamos não apenas conscientizar a outros, mas sim conscientizar a nós mesmos sobre o que significa o dia da Consciência Negra, e só a partir de estarmos cientes do real significado desde dia, possamos mostrar nossa dignidade ao mundo.

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

0 comentários:

Postar um comentário