sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PÁTRIA AMADA, BRASIL!


Meu Brasil, cheio de belezas e riquezas. Pátria amada!
"Isto aqui, ô ô, É um pouquinho de Brasil iá iá. Deste Brasil que canta e é feliz. Feliz, feliz!"*

Certo dia fui visitar uma pessoa muito querida que voltava de sua curta estadia na Itália (tendo em vista que ia ficar por lá), e durante nossa conversa ela citou o fato de um brasileiro que estava morando lá e falava muito mal de seu país. Denegría, colocando o país que foi seu berço no mais profundo poço. Ela, como verdadeira brasileira, amante do seu país, o repreendia por causa de suas palavras.

Bem, não estou querendo aqui dar lição de patriotismo ou cidadania. É bem verdade que nosso país passa por inúmeras situações chatas. A vontade é de sair daqui e ir para longe de tanta violência, tanta corrupção, tanto mal estar, tanta desigualdade, mas... ops... vago a procurar aonde eu possa ir que não tenha nada disso. Você encontrou?

Pense na seguinte situação: sua família. Mesmo não estando bem, mesmo que você tenha se afastado de sua mãe. Algum problema houve que levasse a isso. Você iria denegrir a imagem de sua mãe para outrem? Iria rebaixar o ventre do qual você foi gerado? Deixaria que outros riam e maldigam dela? É disso que estou falando. Não está tudo bonito, não está tudo as mil maravilhas, há problemas neste país que nos afastam, mas é a nossa nação.

"É também um pouco de uma raça. Que não tem medo de fumaça ai, ai. E não se entrega não."*
Esse é o povo que devemos ser para o nosso país. Um povo que não se entrega a injúrias. Se muitos lá fora falam mal de nós, tem uma idéia errônia de muitas coisas, é porque nós condizemos com isso. Precisamos olhar para nossa nação, para nosso país e com orgulho cantar: "Terra adorada. Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada"**.


* "Isto aqui, o que é?" - Caetano Veloso. Composição: Ary Barroso
** Hino Nacional do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário