quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AH, O AMOR!

Este inferno de amar - como eu amo!

Quem mo pôs aqui na alma...quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra; o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez...-foi um sonho-
Em que paz tão serena dormi!
Oh! Que doce era aquele sonhar...
quem me veio, ai de mim! Despertar?


Só me lembra que um dia formoso
eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos airavam,
em seus olhos ardentes os pus,
que fez ela? Eu que fiz? - Não no sei,
mas nessa hora a viver comecei...

Almeida Garrett (1799-1854)

Sentimento que consome, que dói, que alegra, que mistura vários sentimentos em apenas um só. Amar é o sentimento mais ilustre que alguém pode ter. Não é para ser dito de qualquer maneira. Vamos levar em conta que estamos levando o nome de Jesus ao transmitir esse valoroso sentimento.
Hoje em dia encontramos inúmeros poemas e poesias falando do amor. Alguns da boca pra fora, outros, mostrando realmente o que o coração sente. A fantasia faz parte disso quando vamos nos expressar porque o amor é inexpressável. Quando amamos, nós podemos até dizer que voamos, que escrevemos no céu, e tal e tal. Não é um sentimento bobo como alguns acreditam. É algo nobre.
Há pessoas que abrem a boca o tempo todo pra dizer "eu te amo" sem nem ter a noção do que tá falando. Uma definição que uma vez me deram a respeito de amar verdadeiramente foi que "você só ama de verdade se você sente que faria tudo por essa pessoa, inclusive dar a própria vida". Alguns de nós daríamos nossa vida por nossos pais, com certeza os amamos. Alguns amigos também são tão essenciais que isso não seria nenhum sacrifício. Com o amado, a amada, é o mesmo... se você realmente ama. Então, porque é que todo mundo inventa de dizer que ama todo mundo? Caramba! Você chega no orkut é "te amo pra cá", "te amo pra lá"... não tem freio. A pessoa começa a namorar hoje com alguém e no dia seguinte já está dizendo que ama. Vai ver depois, termina que não quer nem olhar pra "cara". Você tem alguns colegas, veja bem, colegas, sentido totalmente diferente de amigo, mas você diz que ama todo mundo. Quer enganar quem? Eu não engulo isso de jeito nenhum. Pense bem, uma pessoa que tem 352 "amigos" no orkut, manda aquele bendito copiou e colou para todos os 352 dizendo "Eu te amo". PQP!!! (Imaginei Felipe Neto falando isso agora). Gente! "Eu te amo" não é vírgula, não!
Não estou querendo dizer que você não deve amar as pessoas. Temos que amar a todos igualmente, mas as pessoas estão usando isso de qualquer maneira, dizendo por dizer, só para ficar bonito no Orkut ou qualquer outro meio social por internet. Aliás, se for parar para notar, a gente nem vê esse mela mela todo quando as pessoas estão próximas. Mas no Orkut, é por minuto: "miguxa, eu te amo", "te amo, migo", "te amo"... aff! O amor deve ser dito e expressado de coração, não de forma banal.
Mudando um pouco a situação. Amor eros, a dois... sim, casal. Isso sim é complicado! Vem aquela mesma história que falei do que seria amar de verdade. Mas e quando um ama e o outro não? Um dá tudo por si e o outro não está nem aí. A gente diz que ama de diversas maneira, inova até. Mas o outro só acha bonitinho. E aí? O sofrimento bate na pele, ou melhor, no coração. Humanamente falando, esse sentimento trás muitas dores. É difícil (não impossível), encontrar um casal que realmente se ame e isso sobrepassa a tudo e todos. Não estou dizendo que é um casal que não discute, que vive as mil maravilhas. Com tantas diferente é normal que haja algumas desavenças. O que acontece é que com o amor, isso é só mais uma diferença e que logo é sobrepujada pelo amor dos dois. Conheço muitas pessoas por amar sem ser amada e até de pessoas que amam, tem seu amor correspondido, mas por não ser da maneira que essa pessoa está acostumada, ou sei lá, de maneira notória, acham que não está sendo amado.
Tenho um amigo (no sentido real da palavra amigo) que namora há certo tempo (não sei bem quanto tempo) e que ama de uma maneira incrível a sua namorada. É do tipo que realmente daria a vida por ela. Mas sofre horrores porque não tem reciprocidade. Ele quer casar, quer viver ao lado dela para sempre. Também nem posso falar muito, não sei o lado dela. Digo, não ouvi o outro lado da moeda. Mas é o que eu digo, nesse caso pode não haver retorno de sentimento, mas também pode ser que ela seja do tipo que não sabe demonstrar, tem o sentimento mas retorna da maneira dela. Uma frase de um texto que gosto muito de Willian Shakespeare diz assim: " Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que o ame, não significa que esse alguém não o ame com tudo que pode. Pois existem pessoas que nos amam mas simplesmente não sabe como demonstrar ou viver com isso.". Isso é verdade. Eu mesma sou péssima para demonstrar algo. Minha timidez nem permite. Eu não sou de dizer que amo tantas vezes mesmo que eu ame. Eu demonstro através de escrita. Escrevo milhares de cartões se for possível demonstrando meu sentimento. Aliás, qualquer coisa que eu queira expressar, só escrevendo mesmo. Nem acredite que eu falaria as coisas que escrevo aqui na sua frente.
Eu parei tantas vezes para fazer outras coisas que perdi o fio da meada. Mas é isso.... amar é se dar por completo, é compreender o outro e não acreditar que a estação é sempre primavera. Para concluir, eu não poderia deixar de citar o amor maior: JESUS! Esse sim amou de verdade até a Sua última gota de sangue. Entendeu porque acredito que amar de verdade é ser capaz de tudo? Cristo nos amou e por isso deu a Sua vida. Por amor a nós Ele se entregou naquela cruz. Vale a pena um amor verdadeiro assim. 

0 comentários:

Postar um comentário